MF Energy – Energia Solar em Fortaleza, Sobral e região Ceará

vendas@mfenergy.com.br | 0800 887 1146 | Seg. a Sex. Das 8hs às 18hs | Sáb. 8hs às 12hs

Perguntas Frequentes

Com a MF Energy, não.

Os riscos existem com projetos sem qualidade ou pouca segurança, que podem causar:

  • incêndio no imóvel;
  • perda de garantia;
  • danos ao maquinário.

MF Energy conta com um quadro de engenheiros (mais de 60% da equipe da MF) que supervisionam todo o processo de instalação e pós-instalação e instaladores que seguem à risca o manual do fabricante e rigorosos padrões internacionais de segurança.

Os módulos fotovoltaicos (placas solares) captam a luz do sol e produzem energia. 

A energia gerada é encaminhada para o inversor solar, equipamento que faz a conversão da energia solar em elétrica: a corrente contínua transforma-se em alternada, que é a utilizada em residências e empresas.

Obs.: os inversores garantem a segurança do sistema fotovoltaico e geram informações sobre a produção de energia, colaborando para monitorar a produtividade do gerador.

Após a conversão, a energia vai para o seu “quadro de luz”, pronta para ser utilizada nos equipamentos que usam energia elétrica, como televisor, computador, máquina de lavar, secador e ar condicionado.

O excesso de energia vai para a rede distribuidora, gerando créditos solares, os quais podem ser usados em até cinco anos.

A geração de energia solar é iniciada pela manhã. Entretanto, nesse período do dia, há uma menor incidência solar, fazendo com que a rede seja responsável pela maior parte do consumo de energia elétrica.

O horário de almoço, por volta do meio-dia, é o momento de maior radiação solar, resultando em uma maior produção de energia solar.

A energia gerada nos picos de radiação é suficiente para abastecer o imóvel inteiro, com excedente. Esse excedente, como comentamos, é enviado à rede distribuidora e convertido em créditos solares.

Os créditos energéticos são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece condições gerais para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica de forma distribuída, por meio da Resolução Normativa n.º 482, de novembro de 2012.

O sistema de compensação de energia elétrica e os créditos energéticos se baseiam na injeção da energia ativa na rede, em Watts, por uma unidade consumidora, que pode ser qualquer tipo de estabelecimento ligado à rede e consumidor de energia elétrica, com geração própria de energia.

A energia é enviada para a distribuidora local, que desconta o consumo da energia elétrica ativa, em Watts, na mesma unidade consumidora e geradora, ou ainda de outra unidade consumidora, desde que vinculada a quem gerou nas seguintes modalidades:

  1. Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras;

  2. Geração compartilhada;

  3. Autoconsumo remoto.

Para cada kWh gerado em excesso pelo sistema fotovoltaico, o consumidor receberá 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Desse modo, no final de cada mês, ao receber a conta de luz, você observará o quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Caso tenha injetado mais do que consumido, você contará com créditos de energia, assegurando uma economia ainda maior na sua conta de luz. 

Sim! O sistema fotovoltaico funciona mesmo em dias nublados. No entanto, em relação aos dias ensolarados, a geração de energia será menor. 

A produção de energia fotovoltaica é interrompida no período da noite. Entretanto, quando o sistema está conectado à rede de energia elétrica (on-grid), você poderá utilizar a energia solar produzida ao longo do dia.

Ou seja, você não precisa se preocupar em comprar baterias – que têm valores altíssimos – para armazenar a energia gerada! 

  • Redução na conta de luz;
  • Fuga dos seguidos aumentos de tarifa da conta de luz: esse ano a Aneel aumentou em em até 63,7%;
  • Valorização do imóvel;
  • Vida útil do equipamento em mais de 40 anos;
  • 60% da equipe da MF Energy é composta por engenheiros capacitados em projetos de energia elétrica;
  • Valorização da imagem da sua empresa, com o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 7, da ONU - Energia Limpa e Acessível, estando apto a conseguir certificações internacionais de empreendimentos que utilizam energia limpa e renovável.
  • Manutenção simples e de baixo custo

Faça sua Simulação