A integração entre energia solar e agronegócio está abrindo novos caminhos para a inovação com sustentabilidade e eficiência no uso da terra.
Isso porque à medida que se buscam soluções mais verdes e eficazes para a produção de energia, o setor agrícola também está se reinventando para se adaptar e contribuir para essa transformação.
Assim, a união dos dois setores não só impulsiona a produção de energia limpa, mas também promove a biodiversidade e melhora o uso dos recursos naturais. Saiba detalhes e veja exemplos abaixo.
Índice
- Favorece a biodiversidade na área da usina solar
- Otimiza o uso da terra
- Traz benefícios econômicos e ambientais
- Conclusão
Favorece a biodiversidade na área da usina solar
Um exemplo notável dessa integração é o aproveitamento da área de usinas solares para que também funcionem como habitats e sirvam para o cultivo de alguma espécie, como ocorre com a criação de abelhas, por exemplo.
A prática da apicultura na área de uma usina não só é possível como traz diversos outros benefícios. Isso porque a presença de abelhas e outros polinizadores pode melhorar a saúde das plantas locais e, por extensão, a qualidade do solo, criando um ambiente mais saudável e robusto para a agricultura nos arredores.
Aproveite para saber mais sobre o uso da energia solar no agronegócio, modificando o futuro na zona rural.
Otimiza o uso da terra
A combinação de painéis solares com a agricultura, frequentemente chamada de “agrivoltaica”, permite que a mesma área de terra seja utilizada tanto para a geração de energia quanto para atividades agrícolas.
Isso permite um uso mais eficiente da terra e também protege as plantações do excesso de sol ou da erosão. Além disso, a sombra proporcionada pelos painéis solares pode ajudar a reduzir a necessidade de água para irrigação, o que é particularmente valioso em regiões propensas à escassez de chuvas.
Traz benefícios econômicos e ambientais
Além dos benefícios ambientais, a integração da energia solar com o agronegócio também traz vantagens econômicas.
Isso porque os agricultores podem reduzir seus custos operacionais com energia quando possuem um sistema de geração própria. Essa economia pode ser reinvestida nas atividades agrícolas, seja melhorando tecnologias, seja aprimorando práticas, ou mesmo apostando em tecnologias de conservação da água e do solo.
Conclusão
A adoção de práticas inovadoras que combinam energia solar com o agronegócio é um exemplo brilhante de como a tecnologia pode ser usada para criar sistemas mais sustentáveis e eficientes.
As sinergias criadas por essas práticas favorecem a produção de energia limpa e a sustentabilidade agrícola, além de fortalecer a economia rural e proteger o meio ambiente.
Assim, à medida que mais agricultores e empresas de energia adotam essas soluções integradas, espera-se que os benefícios se expandam ainda mais, oferecendo um modelo replicável para o resto do mundo seguir.
A MF Energy está preparada para ajudar o seu negócio na zona rural a fazer a transição para a energia solar. Comece fazendo uma simulação de projeto para sua propriedade e descubra como essa fonte de energia pode revolucionar suas atividades.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.