O furto de cabos da rede elétrica tem se tornado um problema cada vez mais comum em diferentes cidades brasileiras. Outro problema já bastante conhecido é o furto da própria energia elétrica, conhecido popularmente como “gato”.
Ambas as práticas constituem crime, além de gerar diferentes consequências para os consumidores, já que parte do ônus pela reparação da rede acaba sendo repassado por meio das tarifas de energia.
Nesse cenário desafiador, considerando também a necessidade de transição para uma matriz energética mais sustentável no Brasil, a geração de energia solar apresenta-se como uma alternativa não apenas viável mas que reúne diversas outras vantagens. Entenda melhor a seguir.
Índice
- Por que os crimes contribuem para os aumentos na conta de luz?
- Furtos de cabos também geram acidentes
- Como a energia solar pode ser solução?
Por que os crimes contribuem para os aumentos na conta de luz?
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tanto o furto de cabos da rede elétrica cujo material buscado é o cobre, quanto os “gatos de luz” (furtos de energia) acabam gerando uma diferença entre a energia comprada pelas distribuidoras e a efetivamente faturada.
Isso acarreta um aumento nas tarifas para os consumidores, pois as distribuidoras são obrigadas a repassar parte desse prejuízo para cobrir os custos dos furtos.
Aproveite para entender por que tantos brasileiros escolhem a energia solar.
Furtos de cabos também geram acidentes
Além do impacto financeiro direto nas contas de luz, o furto de energia eleva o risco de acidentes elétricos, podendo levar a sobrecargas, curtos-circuitos e até incêndios, comprometendo a segurança da população.
Assim, as regiões com maiores índices de furto de energia no Brasil são o Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro, mostrando que o problema está relacionado às características sociais e econômicas das áreas, bem como à capacidade das distribuidoras de combater essas perdas.
Como a energia solar pode ser solução?
Nesse contexto, a geração própria de energia, especialmente por meio de sistemas fotovoltaicos, aparece como uma solução vantajosa.
Isso porque a energia solar permite que os proprietários produzam sua própria eletricidade, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional e, consequentemente, os impactos dos furtos de energia em suas contas de luz.
Aliás, entenda já o que significam prossumidores de energia.
Com a instalação de painéis solares, os consumidores passam a ter uma fonte de energia limpa e renovável, contribuindo também para a redução das emissões de carbono e para a diversificação da matriz energética brasileira.
Aliás, a adoção da energia solar tem sido incentivada por políticas públicas e programas governamentais que visam fomentar o uso de fontes renováveis.
Estes incentivos incluem linhas de financiamento facilitadas, isenções fiscais e programas de geração distribuída, que permitem aos consumidores injetar o excedente de energia produzida na rede, recebendo créditos que podem ser utilizados para abater no consumo de energia de períodos subsequentes.
A MF Energy se posiciona como uma aliada nessa transição, oferecendo soluções personalizadas para a implementação de sistemas solares fotovoltaicos, seja para empresas ou propriedades residenciais, facilitando que consumidores gerem sua própria energia e não tenham mais que se preocupar com os aumentos decorrentes desse tipo de problema.
Por isso, faça uma simulação de projeto para a sua propriedade residencial e empresarial para conhecer de verdade os inúmeros benefícios da geração própria de energia.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.