É claro que a grande incidência de luz solar sobre o país favorece a geração fotovoltaica, mas isso não basta para justificar por que tantos brasileiros escolhem a energia solar.
De fato, a geração fotovoltaica no Brasil cresceu significativamente e continua gerando números surpreendentes, como quando ocorrem registros recordes de demanda de consumo e as energias renováveis, como a solar, conseguem suprir grande parte da carga total no momento do pico, conforme informa o Canal Solar quando divulgou que 92,4% das renováveis atendeu pico instantâneo.
Isso significa que o setor de energia solar está mais consolidado e seguro no país, ainda por cima continua trazendo vantagens evidentes, até mesmo do ponto de vista ambiental. Entenda melhor a seguir.
Índice
- Abundância solar e empresa especializadas no setor
- Transição da matriz energética
- Tarifas de energia altas
- Redução nas emissões de carbono
- Potencial do país para Geração Distribuída (GD)
- Exemplos de projetos bem-sucedidos
6.1 Usina Solar de Pirapora (MG)
6.2 Projeto de Geração Distribuída em Escolas Públicas - Incentivos governamentais
Abundância solar e empresa especializadas no setor
O Brasil é privilegiado com uma alta incidência solar, oferecendo um potencial imenso para geração de energia solar. Este fator geográfico favorece a escolha pela energia solar, pois a abundância de dias ensolarados permite uma produção eficiente e constante de energia durante todo o ano.
Aproveite para saber mais sobre a energia solar no Brasil: projeções e desafios para a próxima década.
Transição da matriz energética
A necessidade de transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável é evidente globalmente. No Brasil, a energia solar representa uma excelente oportunidade para diversificar a matriz energética, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e potencialmente poluentes.
Tarifas de energia altas
As tarifas de energia elétrica da rede convencional no Brasil são significativamente altas, e a tendência é de aumento devido a diversos fatores, incluindo a dependência de hidrelétricas sujeitas a variações climáticas. A energia solar surge como uma alternativa para reduzir os custos com energia elétrica a longo prazo.
Redução nas emissões de carbono
A adoção da energia solar contribui diretamente para a redução das emissões de carbono, alinhando-se com os objetivos globais de combate às mudanças climáticas. Isso é especialmente relevante em um momento em que a consciência ambiental está crescendo.
Potencial do país para Geração Distribuída (GD)
O Brasil tem um grande potencial para a geração distribuída de energia, permitindo que consumidores gerem sua própria energia e compartilhem o excedente com a rede. Isso não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também para a democratização do acesso à energia.
Exemplos de projetos bem-sucedidos
Usina Solar de Pirapora (MG)
Uma das maiores usinas solares do Brasil, com capacidade de mais de 300 MW, exemplifica como a energia solar pode ser escalada para atender à demanda de energia de milhares de residências e empresas.
Projeto de Geração Distribuída em Escolas Públicas
Vários estados brasileiros têm implementado projetos de energia solar em escolas públicas, reduzindo os custos com energia elétrica e educando as comunidades sobre os benefícios da energia renovável.
Incentivos governamentais
Ao longo dos últimos anos, o governo brasileiro tem implementado algumas iniciativas para incentivar a adoção da energia solar, incluindo linhas de financiamento com condições favoráveis, redução de impostos para equipamentos solares e programas de incentivo para geração distribuída.
Saiba também quais são os principais incentivos governamentais para energia solar.
Ao escolher a energia solar para sua empresa ou propriedade residencial, você não apenas aproveita esses benefícios, mas também contribui para um futuro mais sustentável e econômico.
Para mais informações e para iniciar sua transição para a energia solar, convidamos você a fazer uma simulação de projeto personalizado e descobrir todos os benefícios dessa alternativa de consumo de energia elétrica.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.