A manutenção corretiva refere-se ao processo de identificação e correção de problemas em sistemas fotovoltaicos. Essa forma de manutenção é importante para garantir o desempenho adequado e a eficiência do sistema, bem como para evitar falhas indesejadas.
Saiba mais a respeito e aprenda a identificar quando pode ser necessária uma manutenção corretiva para o seu sistema fotovoltaico.
Índice
1. Para o que serva a manutenção corretiva do sistema fotovoltaico?
2. Quem é a pessoa certa para fazer essa manutenção?
3. Quando é necessário fazer a manutenção corretiva?
3.1 Identifique indicadores de potenciais problemas no seu sistema
Para o que serva a manutenção corretiva do sistema fotovoltaico?
Para garantir que o sistema está gerando energia solar com máxima eficiência, sem quedas da produção e aproveitando todo o potencial dos painéis solares.
Sendo assim, é necessário realizar uma série de verificações e testes para identificar possíveis falhas. Algumas delas são:
- verificar o nível de tensão e corrente no sistema;
- avaliar o funcionamento do inversor solar;
- monitorar o estado dos módulos fotovoltaicos;
- verificar se existem problemas de conectividade.
Depois que os problemas forem identificados, é necessário realizar as devidas correções para garantir o funcionamento adequado do sistema. Nesse caso, pode ocorrer:
- substituição de componentes defeituosos;
- reprogramação do inversor;
- atualização de software;
- calibração dos módulos fotovoltaicos.
Vale lembrar que a manutenção tem a finalidade de minimizar o risco de falhas indesejadas na produção de energia. Nesse sentido, podem envolver também:
- limpeza dos módulos fotovoltaicos;
- inspeção das conexões elétricas;
- inspeção de cabos.
A manutenção corretiva e preventiva do sistema fotovoltaico é o que pode promover os ajuste necessários para que o seu sistema de energia solar continue gerando economia e produzindo energia limpa utilizando a plena capacidade para a qual foi projetado.
Aproveite para saber também quais os cuidados necessários para preservar painel solar por mais tempo.
Quem é a pessoa certa para fazer essa manutenção?
Profissionais com amplo conhecimento e experiência no setor de energia solar.
Isso porque requer conhecimento técnico e experiência prática em instalações de painéis solares. Além da capacidade para compreender as especificações dos componentes e suas funcionalidades, bem como as especificações e características do sistema de energia solar.
Outro ponto é o conhecimento sobre os procedimentos de segurança e os riscos envolvidos. Portanto, busque empresas de energia solar com atuação consolidada no mercado e procure saber sobre o serviço de manutenção corretiva do sistema, conhecendo os perfil dos profissionais que realizam esse serviço.
Quando é necessário fazer a manutenção corretiva?
A manutenção de um sistema de energia solar cuja instalação ocorreu há menos de um ano pode ser feita cerca de seis meses depois. E geralmente é a própria empresa que instalou o sistema que executa. Esse processo é simples e geralmente requer apenas a limpeza adequada dos painéis solares.
Já a manutenção corretiva é diferente. Na verdade, não é um tipo de manutenção que possa ser programada considerando um período de tempo exato a partir da data da instalação do sistema. Isso porque se trata de uma análise que leva em conta uma série de fatores. Alguns deles são:
- tipo de sistema de energia solar;
- qualidade dos componentes utilizados na instalação;
- frequência de uso;
- local onde o sistema está operando.
Identifique indicadores de potenciais problemas no seu sistema
No entanto, a manutenção preventiva regular é o que vai garantir que seu sistema opere corretamente e com eficiência máxima. Nesse sentido, você deve ter atenção a alguns indicadores de potenciais problemas que podem ocorrer no sistema, como redução na produção de energia ou ocorrência de ruídos estranhos no processo de produção de energia.
Quando se observa algo assim, recomenda-se o agendamento de uma manutenção corretiva imediatamente para evitar problemas mais graves e custos mais elevados de reparo no futuro.
Até mesmo a verificação de desgastes podem acontecer nesse tipo de manutenção. Assim, tudo que compromete o desempenho do sistema passará por uma correção.
Por fim, é também importante realizar testes de performance, o que possibilita a identificação de problemas de manutenção, como sobrecarga, curto-circuito ou mau funcionamento do inversor.
Manter o sistema fotovoltaico em boas condições de funcionamento é fundamental para garantir a eficiência do sistema e para obter o máximo de benefícios de sua instalação.
Acesse outras informações como essas em nosso blog. E não perca mais tempo desperdiçando dinheiro nas contas de luz: faça uma simulação de projeto para a sua propriedade com a MF Energy, empresa líder no setor regional.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.