Os produtores rurais são sofrem com a conta de energia elétrica. A tarifa pesa no custo de produção de quem atua nesse setor e até pouco tempo atrás pagar era a única opção.
No entanto, com a popularização da tecnologia fotovoltaica, isso tem mudado bastante. Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar já é responsável por 13,2% da potência instalada no Brasil.
Então, vamos entender melhor porque se trata de uma solução para o produtor rural. Veja a seguir.
Índice
1. Por que a energia solar é uma boa alternativa para os produtores rurais?
2. Vale a pena ter energia solar?
Por que a energia solar é uma boa alternativa para os produtores rurais?
O principal ponto é contar com energia solar fotovoltaica para as atividades de maquinário e para o consumo de eletricidade da propriedade rural, como iluminação e eletrodomésticos.
Assim, economiza-se com o uso da energia que chega pela rede de distribuição e que costuma custar caro. A melhor parte é que, com a economia causada pelo uso de energia solar, o produtor consegue direcionar seus recursos financeiros para melhoria de processos de produção, melhorias na infraestrutura da propriedade ou mesmo investir em tecnologia mais avançada.
Além do mais, o Brasil é um dos países que têm a maior taxa de incidência solar no mundo. Isso quer dizer que o país tem um enorme potencial para produzir energia solar.
Aproveite para saber como reduzir custos utilizando energia solar.
Além disso, existem diversos tipos de sistema fotovoltaico e que podem, inclusive, ser instalados em regiões remotas, sobre telhados ou em solo.
Outra possibilidade atrativa, embora ainda em desenvolvimento, é poder gerar a energia solar e armazenar o excedente em baterias apropriadas.
Com isso, mesmo em dias nublados ou no período da noite, seria possível utilizar energia solar e ter independência da rede elétrica de abastecimento regional.
Vale a pena ter energia solar na propriedade rural?
Sim, vale muito. Trata-se de um ótimo investimento, com tempo de retorno razoável e garantido, além de trazer também benefícios para o equilíbrio ambiental do planeta como um todo.
Aliás, entenda melhor o que é energia limpa e conheça outras fontes de energia renovável.
Além de tudo isso que mencionamos, o país tem se articulado para colocar em prática ações que estimulem ainda mais o uso de energia solar em território nacional, melhorando o cenário energético e caminhando para uma mudança da matriz de energia.
Já em termos financeiros, vale a pena porque existem mais possibilidades de financiamento do sistema fotovoltaico, isso por si só facilitou ainda mais o acesso à energia solar.
Depois, a economia trazida pela energia solar começa a ficar evidente já no mês seguinte. Os resultados em uma propriedade residencial comum é significativa, mas em uma área de produção rural os impactos são muito maiores. É por isso que tantas pessoas do setor têm investido em energia solar.
Definitivamente, essa é uma inovação que veio para ficar e que se tornará cada vez mais popular, pois traz benefícios não só econômicos, como também ambientais. Ao utilizar uma fonte de energia renovável estamos contribuindo para o meio ambiente e para a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa.
E você? Atua na produção rural e deseja criar seu sistema de energia solar, mas não sabe por onde começar? Faça uma simulação de projeto de energia solar em nosso site!
A partir da simulação você passa a compreender o custo e a potência do sistema. Além disso, temos um time de especialistas para tirar suas dúvidas. Contudo, você também pode acessar o nosso blog para conferir outras informações que publicamos.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.