A energia elétrica é imprescindível em diferentes segmentos do mercado, já que garante o funcionamento de máquinas e equipamentos fundamentais à continuidade dos processos. No entanto, há setores da economia que dependem mais de energia elétrica, inclusive costumam recorrer a geradores para garantir o fornecimento.
Entretanto, é notório que alguns setores tendem a gastar mais que outros. A explicação para isso é em relação à potência e tamanho dos maquinários utilizados nesses setores.
Com isso em mente, separamos abaixo alguns dos setores da economia que mais dependem da energia elétrica.
Índice
1. Hospitais
5. Hotéis
1. Hospitais
Não é novidade que os hospitais, tendem a ser um dos maiores dependentes da energia elétrica. Além disso, a importância da energia também é evidente. Afinal, utilizam-se máquinas sofisticadas, que por vezes operam sem interrupção.
Além do mais, em caso de queda de energia, são indispensáveis geradores que atuem de forma imediata, para não correr o risco de interromper o tratamento de pacientes, o que pode custar a vida de algumas pessoas.
Por isso, algumas unidades são obrigadas, por lei, a ter disponíveis geradores em seu estabelecimento.
2. Indústria automobilística
Quando se trata do setor que mais consome energia elétrica, a indústria automobilística tende a liderar o topo da lista. Uma pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, no ano de 2018, esse setor foi responsável por 36% do consumo de energia em relação ao país.
Um dos motivos que mais influencia para esse ponto, é o uso de máquinas na produção dos automóveis. Isso porque, na maioria dos casos, são grandes equipamentos que podem pesar toneladas.
É por isso que muitas indústrias já consideram adotar energia solar. Aproveite e descubra quanto custa para investir em sistema fotovoltaico em indústria.
3. Shopping center
Em geral, os shoppings centers também são bastante dependentes da energia elétrica. Pois, esse tipo de empreendimento precisa de inúmeros pontos de iluminação, além do consumo de energia para fazer funcionar o sistema de ar-condicionado, constantemente ligado.
Com o passar dos anos, alguns gestores começaram a adotar medidas para diminuir esse consumo, como a adoção de luz de LED, por exemplo. Além de investir em um sistema fotovoltaico e de fazer mudanças na infraestrutura do empreendimento para aproveitar melhor a luz do sol.
4. Construção civil
Outro dos setores da economia que mais dependem de energia elétrica, é a construção civil. Isso porque são gastas quantidades significativas de eletricidade para que esse setor possa continuar funcionando.
Utiliza-se a energia para extração de material, transporte e produção de matérias-primas, como é o caso do cimento e aço. Entretanto, as fases que mais dependem, são a construção e também a demolição.
5. Hotéis
No país, é possível encontrar diversos hotéis e pousadas espalhados, que dependem bastante da energia elétrica. Todos os dias, esse setor precisa de diversos eletrônicos funcionando para poderem atender aos seus clientes da melhor forma.
Alguns exemplos são, ar-condicionado, refrigeradores, televisão, elevadores, aquecedores, iluminação e vários outros pontos.
Opte você também por essa fonte de geração energética: basta fazer uma simulação de projeto de energia solar em nosso site.
E saiba que a MF Energy tem ampla atuação no mercado de energia solar, foi 1º lugar entre as empresas que mais venderam sistemas trifásicos de energia solar no estado do Ceará em 2022, assim como 2º lugar entre as empresas que mais venderam kits residenciais no mesmo estado no mesmo ano.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.