O sistema de energia solar gera muitas dúvidas nas pessoas, principalmente quando falamos sobre um sistema trifásico de energia.
Mesmo que esses sistemas pareçam complexos, saiba que possuem um funcionamento bem simples. Portanto, vamos falar um pouco a respeito deles neste artigo. Assim você entende o funcionamento, conhece as vantagens e descobre se vale a pena.
Índice
1. Sistema trifásico: o que é?
2. Segurança do sistema de energia solar trifásico
3. Como funciona esse sistema?
Sistema trifásico: o que é?
O sistema trifásico foi criado em 1880 e funciona a partir de quatro fios. Três fases desses fios são alternadas, ou seja, possuem tensões distintas uma das outras, sendo R, S e T, e um dos fios é neutro.
Mas, dentro de um sistema trifásico também existe a possibilidade de não ter esse fio neutro. Todos os sinais de tensão do sistema são nomeados como fases, com isso, temos três diferentes fases, dando o nome ao sistema trifásico.
A energia elétrica do sistema é transmitida através das três tensões que compõem o sistema. Na tensão de 127/220V, a tensão de 127 é obtida através da medição da tensão existente entre as fases R e o neutro. Já o valor de 220V é obtido através da medição da tensão entre as fases R e S.
Aproveite para conhecer 5 Fatos Super Interessantes Sobre Energia Solar Fotovoltaica.
Podemos destacar que o sistema trifásico pode ser usado tanto em potências de 25000 W quanto a potência de 75000 W. Por conta disso, é recomendado principalmente para indústrias e grandes comércios, que possuem equipamentos que exigem uma grande potência.
Além disso, nesse tipo de sistema três ondas senoidais são incorporadas, sendo defasadas e balanceadas em 120 graus. Por ser mais equilibrado, é bem mais eficiente quando comparado aos três sistemas isolados.
Pela possibilidade de não ter o neutro na sua composição das fases, o campo eletromagnético é menor, por isso pode haver flexibilidade entre dois níveis de tensão.
Segurança do sistema de energia solar trifásico
Os responsáveis por trazer segurança e proteção para o sistema trifásico são os disjuntores termomagnéticos. Primeiro, todas as fases devem ser ligadas a um dos polos do disjuntor, que atende conforme a resistência.
Feito isso, caso exista algum tipo de sobrecarga em algum setor do sistema, o disjuntor termomagnético desliga apenas o local que está comprometido.
Como funciona esse sistema?
A transmissão de energia do é feita através de condutores e transformadores. Eles permitem que a energia que foi gerada chegue até os consumidores.
Portanto, o sistema de geração de energia é o responsável por converter a energia que vem dos sistemas fotovoltaicos e outros em uma fonte primária.
Já o sistema de transmissão busca a energia que foi obtida e transporta para uma central, para fazer a distribuição interligada.
No sistema de distribuição interligada, o principal objetivo é fazer com que a energia esteja adequada para que o consumidor final possa usá-la.
Conheça você também os benefícios dessa alternativa que já convenceu centenas de pessoas. É só acessar o site e fazer uma simulação de projeto de energia solar conosco. Ou entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp e tirar dúvidas.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.