O sistema de energia solar fotovoltaica é um fonte de energia limpa e sustentável que está em constante crescimento no Brasil, principalmente por conta de sua potência na produção.
A tecnologia para a produção de energia solar é utilizada há muitos anos, onde os primeiros painéis solares foram desenvolvidos em 1970. Mas, somente com o avanço da tecnologia esse investimento tem crescido.
Com isso, existem diversos fatos e curiosidades interessantes sobre o uso de energia solar fotovoltaica que você precisa conhecer para decidir com consciência sobre investir em um sistema como esse. Acompanhe a seguir!
Índice
1. Funcionamento do sistema à noite
2. Custo do sistema de energia solar
3. Potencial de produção do Brasil
4. Créditos da energia solar
5. É possível acompanhar a produção de energia pelo celular
1 – Funcionamento do sistema à noite
A fonte para gerar energia solar é a radiação do sol, com isso, essa produção não é feita nos períodos da noite, mas isso não significa que você não terá energia durante esse período.
Muitos sistemas funcionam na modalidade on grid, ou seja, conectados à rede de distribuição de energia local. Nos dias de muito sol, essa geração normalmente é maior do que o consumo do imóvel.
Dessa forma, existem créditos que ficam acumulados na fatura de energia para que você possa utilizar nesses períodos.
Nos dias nublados o sistema de energia solar fotovoltaico ainda produz energia porque os painéis possuem tecnologia que permitem a captação da luz do sol mesmo quando ela é mais difusa.
2 – Custo do sistema de energia solar
Para que você possa ter um sistema de energia solar instalado no seu imóvel é preciso investir. Mas esse investimento é totalmente viável, afinal dentro de um período de tempo você consegue o retorno sobre o investimento.
Além disso, existem diversas opções de financiamento de energia solar para que a instalação seja possível.
Aliás, entenda de uma vez quanto se economiza com energia solar.
3 – Potencial de produção do Brasil
O Brasil tem um dos maiores potenciais de produção de energia solar de todo o mundo. No país podemos gerar cerca de 15 trilhões de mw.
Com essa capacidade, o Brasil se tornou referência mundial sobre a produção de energia solar, onde essa potência é quatro vezes maior do que uma usina hidrelétrica é capaz de produzir dentro do mesmo período.
Está gostando do tema? Então, aproveite para saber mais também sobre a energia solar na favela: conheça a favela do Brasil que terá 100% de energia solar.
4 – Créditos da energia solar
Como dissemos, existem alguns períodos e dias que você acaba gerando mais energia do que o seu imóvel consome, e com isso, você acaba gerando créditos de energia solar.
Toda a produção excedente é enviada para a distribuidora de energia, e o crédito é abatido na sua conta de luz em um período de até 60 meses.
5 – É possível acompanhar a produção de energia pelo celular
Outro fato curioso que envolve a produção de energia solar fotovoltaica é que você consegue monitorar toda a produção da sua propriedade a partir do seu telefone, usando um aplicativo específico.
Assim, você tem acesso a todas as informações detalhadas sobre o desempenho do seu sistema a partir da conexão com um Wi-Fi. É possível aferir os parâmetros do inversor solar, qual a potência no momento e quanto de energia está sendo gerada.
Outras informações também podem ser acessadas pelo seu celular, como a geração de energia mensal, energia armazenada e funcionamento do sistema.
Conheça você também os benefícios dessa alternativa que já convenceu centenas de pessoas. É só acessar o site e fazer uma simulação de projeto de energia solar conosco.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.