Para saber a diferença entre aquecimento solar e geração de energia solar primeiro precisamos compreender que, cada vez mais, o uso de energia limpa e renovável tem sido uma prioridade. Principalmente pelo aproveitamento da luz e do calor do sol.
Com isso, desenvolvem-se novas formas de utilização de energia solar, como a energia elétrica e térmica, para auxiliar a rotina diária.
Muitas pessoas não sabem as diferenças entre essas duas formas de energia, por isso trouxemos algumas informações sobre o assunto, confira a seguir!
Índice
1. Aquecimento solar: o que é?
2. Principais diferenças entre aquecimento solar e energia solar
3. Quais os equipamentos utilizados em cada sistema?
4. Energia solar térmica na indústria e sua utilização
Aquecimento solar: o que é?
O aquecimento solar funciona como um sistema composto por um coletor solar e também um reservatório térmico. A sua principal função é esquentar a água que é utilizada no local em que o sistema foi instalado.
O aquecimento acontece a partir da água fria que sai da caixa d’água e vai até o boiler pela tubulação.
Assim, ela passa para o coletor solar que absorve o calor do sol e faz a água ficar aquecida. Quando ela já está quente, ela fica no reservatório térmico até ser utilizada.
Principais diferenças entre aquecimento solar e energia solar
Como dissemos, o aquecimento solar utiliza a energia do sol para esquentar a água exclusivamente, e assim, ser utilizada na residência ou na empresa.
Já a energia solar é gerada decorrente da captação de luz do sol pelos painéis fotovoltaicos, produzindo energia elétrica que pode utilizar-se de inúmeras formas, alimentando equipamento elétricos.
Conhecer esses conceitos é importante para saber a diferença entre aquecimento solar e geração de energia solar. Afinal, em ambos se menciona a utilização da luz e do calor do sol para alcançar finalidades, porém o funcionamento é bem diferente.
Aliás, saiba como um painel solar gera energia.
Quais os equipamentos utilizados em cada sistema?
Como as finalidades do aquecimento solar e da energia solar são diferentes nestes sistemas, cada um deles também possui equipamentos diferentes em sua composição.
O sistema de aquecimento solar é mais simples, e possui o coletor solar que absorve a radiação do sol, o boiler onde armazena-se a água, cabos elétricos e fios. Isso faz com que a sua composição seja simples, e com isso, o custo também é menor.
Já o sistema de energia solar é mais robusto, e com isso, o s resultados são melhores.
Ele é composto pelos módulos fotovoltaicos que convertem a luz do sol em energia elétrica, inversores solares que recebem a energia elétrica dos módulos e a transfere para a rede de distribuidora de energia e string box, que é um quadro elétrico para que não haja danos no sistema.
Energia solar térmica na indústria e sua utilização
Utiliza-se a energia solar térmica em diferentes segmentos, como na indústria, para fornecer o aquecimento da água em até 100ºC.
Assim, direciona-se a água aquecida a diversos setores dentro da produção, como branqueamento, lavagem, fabricação de cerveja, limpeza de superfícies, pasteurização, tratamento de máquinas, secagem e muito mais.
A energia solar térmica é cada vez mais comum, principalmente pelas vantagens oferecidas, tanto na economia para as empresas, quanto na eficiência que proporciona aos processos.
Além disso, trata-se de um sistema de simples instalação, com baixo custo de manutenção e não apresenta problemas comumente. E utiliza-se em indústrias de alimentos, bebidas, indústrias químicas, de papel, têxtil, couro, entre outras.
Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos do mercado de energia solar, acesse os artigos do blog . Você também pode dar o primeiro passo e fazer uma simulação de projeto de energia solar em nosso site! Temos uma equipe qualificada e com expertise para atender qualquer projeto de solar.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.