A energia solar oferece muitas vantagens, entre elas ser de fácil instalação e manutenção, no entanto isso não significa que não sejam necessários cuidados para preservar painel solar.
Infelizmente, o Brasil vem enfrentando uma crise elétrica, sendo que a tarifa de energia solar sofre reajustes em um ritmo cada vez maior. De forma que a energia solar tornou-se uma solução para residências e empresas terem uma boa economia.
Neste texto, você verá como aumentar a vida útil do seu painel solar. Assim como saberá os cuidados que deve ter para a preservação.
Índice
1. Primeiro, saiba como funciona a energia solar
2. Manutenção de painéis fotovoltaicos
2.1 Manutenção preventiva
2.2 Manutenção corretiva
Primeiro, saiba como funciona a energia solar
A energia solar converte, por meio de um inversor, a luz solar em energia elétrica. O inversor solar tem a função de transformar corrente contínua (CA) em corrente alternada (CA) e assim possibilitar a distribuição energética pela propriedade, alimentando os mais diversos equipamento movidos à eletricidade.
A quantidade de energia produzida depende de alguns fatores como a área disponível, inclinação do terreno, incidência de luz, região do país, entre outros.
Aproveite para saber também quanto realmente se economiza com energia solar.
Em muitos casos é possível se tornar independente da distribuidora e, assim, pagar o mínimo da fatura de luz, ou ao menos ter um bom desconto.
Já a energia excedente pode ser injetada na rede de distribuição, para depois converter-se em créditos de energia a serem usados na propriedade.
Outra serventia da energia solar é aquecer água de chuveiros e torneiras, sendo uma alternativa mais segura e viável que o aquecimento a gás, que pode causar acidentes graves.
Um sistema de baterias permite a alimentação de equipamentos eletrônicos e lâmpadas à noite, sendo preenchidas no próximo dia com incidência de luz solar.
Manutenção de painéis fotovoltaicos
A manutenção é muito importante para garantir que painéis fotovoltaicos funcionem corretamente, bem como para evitar danos ao equipamento.
A falta de manutenção pode ocasionar o funcionamento do sistema abaixo do esperado, ou seja, fazê-lo produzir menos do que foi projetado para produzir de energia elétrica solar.
Em geral, existem dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. Confira a importância e como funciona cada uma em seguida.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva trata-se de simples práticas, mas que podem evitar uma série de prejuízos, evitando assim uma manutenção mais drástica, em que é preciso contratar uma equipe especializada.
Na maioria dos casos a manutenção preventiva pode ser feito pelo próprio usuário, seguindo as instruções do fabricante.
É natural que o revestimento solar acumule poeira, sujeira, folhas de árvores e outros detritos, de modo que é importante realizar uma limpeza periódica para retirar o acúmulo.
Desse modo, a frequência da limpeza dependerá muito da região, cidades mais populosas dependerão de uma periodicidade maior, pois possuem um acúmulo de sujeira maior, além de em muitos centros urbanos ser comum a chuva ácida.
Com qual frequência fazer a manutenção preventiva de energia solar?
Em geral, o recomendado é fazer a manutenção preventiva a cada seis meses.
Indica-se fazer uma avaliação de desempenho nessa periodicidade, pois uma queda na produção pode indicar que algo está errado com o aparelho.
Manutenção corretiva
Já a manutenção corretiva surge quando há a necessidade de substituir algum componente ou realizar reparos. Nesses casos, é melhor contar com uma empresa especialista para fazer o serviço, diante a sua complexidade.
Então? Agora que já entendeu melhor o que é preciso para preservar painel de energia solar, lembre-se sempre que a manutenção é importante. Depois, idealize o seu projeto e faça uma simulação de sistema de energia solar com a gente.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.