A energia solar é uma excelente alternativa para quem quer economizar com as despesas de consumo de energia elétrica. Mas sempre fica a dúvida: quanto se economiza com energia solar realmente?
Sabemos que cada vez mais pessoas passaram a adotar essa alternativa de geração de energia limpa e renovável como maneira de alimentar suas residências e empresas.
Os sistemas fotovoltaicos são eficientes e verdadeiramente eficazes, além de possuir um tempo de vida útil excelente, variando entre 20 a 25 anos, exigindo pouca manutenção nesse tempo.
Então, vamos falar mais um pouco sobre quanto é possível economizar com o investimento em energia solar. Veja a seguir.
Índice
1. Qual porcentagem é possível economizar na conta de luz com uso de energia solar?
2. Por que energia solar é mais econômica?
3. Por que é possível economizar tanto em residências quanto em empresas?
Qual porcentagem é possível economizar na conta de luz com uso de energia solar?
A energia gerada pelo sistema de energia solar pode trazer uma economia de 50 a 90% na conta de luz.
Esse investimento é pago a partir da economia que podemos observar nos gastos com a conta de luz fornecida pela distribuidora.
Como o Brasil é privilegiado na recepção de luz solar, acaba possuindo um maior potencial de geração desse tipo de energia. Entenda como funciona.
Para os consumidores, isso significa que em quase todas as regiões do país é possível ter bons resultados com a geração de energia solar a partir de um sistema fotovoltaico instalado.
Além de trazer economia, é uma alternativa de produção de energia limpa, com baixo impacto ambiental e tempo de vida útil extenso, além de pouca manutenção.
Aliás, as manutenções feitas nos painéis favorecem a eficiência delas, ou seja, mais economia na conta de luz e menor preocupação com o consumo de energia na propriedade.
Por que energia solar é mais econômica?
Porque além de ser limpa, renovável e inesgotável, a geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico evita recorrer ao fornecimento pago de energia elétrica da rede de distribuição local.
Além de tudo, a longa vida útil de um sistema fotovoltaico favorece a economia, já que se trata de um mecanismo de geração de energia que vai durar por décadas na propriedade.
Outro ponto é a possibilidade de usar o excedente gerado pelo sistema para conseguir créditos de energia, que vão ajudar quando houver consumo noturno ou em períodos de dias chuvosos.
Por que é possível economizar tanto em residências quanto em empresas?
Porque um sistema de geração de energia solar pode ser projetado para produzir toda a energia elétrica consumida por uma empresa ou uma residência, então tem potencial para gerar economia em ambos.
Essa economia é uma forma de recuperar o investimento realizado na projeção e instalação do sistema fotovoltaico na propriedade, gerando economias muito relevantes na conta de luz.
Em residências comuns, a quantidade de energia consumida varia em torno de 250 kWp. Para que essa demanda seja suprida, é preciso investir em 8 painéis solares, com custo em torno de R$ 15 a 20 mil reais.
O retorno desse investimento pode ser observado em um tempo de 6 anos, o que é válido pelo tempo de vida útil dos equipamentos, que chega a mais de 20 anos.
Um benefício evidente para residências é a liberdade de usar equipamentos elétricos, como ar condiciona e chuveiro. Isso porque o consumo de energia deixa de ser uma preocupação no orçamento familiar.
Agora que você percebe melhor quanto se economiza com energia solar, faça uma simulação de projeto conosco e descubra em pouco tempo o quanto de economia com a conta de luz você terá.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.