Conheça 3 mitos da energia solar e elimine dúvidas comuns

mitos da energia solar

Embora tenha se tornado uma alternativa cada vez mais popular para a geração de energia sustentável, ainda circulam diferentes mitos da energia solar e da tecnologia fotovoltaica relacionada a ela.

Então, vamos esclarecer alguns dos equívocos mais comuns e apresentar fatos que destacam os verdadeiros benefícios e a viabilidade da energia solar.

Índice

  1. Energia solar não é produzida em dias nublados ou chuvosos
  2. A instalação do sistema solar é cara e complexa
  3. Sistemas fotovoltaicos exigem muita manutenção
  4. Conclusão

1. Energia solar não é produzida em dias nublados ou chuvosos

Conheça 3 mitos da energia solar e elimine dúvidas comuns

Mito. Na verdade, a produção em potência máxima ocorre em dias ensolarados, porém os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica de toda forma, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Isso porque a radiação solar é difusa e está presente mesmo em dias com cobertura de nuvens. Assim, ela pode ser convertida em energia elétrica, mesmo que isso não aconteça com a mesma eficiência em comparação com dias totalmente claros.

Estudos indicam que sistemas solares podem operar com cerca de 10% a 25% de sua capacidade em condições nubladas, o que ainda contribui significativamente para a redução da dependência de outras fontes de energia.

Aproveite para entender se usar energia solar encarece a conta dos outros.

2. A instalação do sistema solar é cara e complexa

Conheça 3 mitos da energia solar e elimine dúvidas comuns

Mito. A instalação é parte do projeto do sistema como um todo e o que temos visto é que os custos com a aquisição do sistema têm diminuído bastante nos últimos anos.

Além disso, existem incentivos fiscais por parte do governo, assim como novas linhas de crédito em diferentes instituições bancárias e outras facilidades que ajudam a reduzir o custo inicial.

Quanto à complexidade da instalação, empresas especializadas podem efetuar a instalação de maneira rápida e eficiente, muitas vezes em apenas alguns dias, dependendo das particularidades de cada projeto.

Aproveite para conhecer também mitos sobre a queda de produção no sistema de energia solar.

3. Sistemas fotovoltaicos exigem muita manutenção

Mito. É exatamente o contrário: os sistemas de energia solar se destacam pela baixa necessidade de manutenção.

Isso porque a manutenção básica geralmente envolve apenas a limpeza periódica dos painéis para remover detritos e sujeira que possam obstruir a luz solar.

Além disso, é recomendável verificar as conexões e o estado dos inversores anualmente, o que pode ser feito por profissionais especializados com relativa facilidade. Portanto, ao contrário do mito, a manutenção de sistemas solares é bastante gerenciável e não incide em custos elevados.

Conclusão

Antes de tirar conclusões precipitadas sobre o uso da energia solar, vale a pena ler mais a respeito ou consultar uma equipe especializada para simular um projeto.

As verdades sobre essa alternativa de energia são cada vez mais evidentes e não é difícil encontrar depoimentos de consumidores que já fizeram a transição para solar com sucesso e já recuperam o retorno do valor investido em um sistema fotovoltaico.

Então, para quem busca uma alternativa de produção e consumo de energia limpa e renovável, pensando em opções acessíveis e que gerem economia a longo prazo, a energia solar produzida em pequenos ou grandes sistemas fotovoltaicos é a solução.

Assim, desmistificando equívocos comuns, logo fica claro que se trata de uma escolha prática para residências e empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono e seus custos com energia.

Faça a sua transição para a energia solar com a MF Energy, empresa líder regional! Comece fazendo uma simulação de projeto personalizado e tire todas as suas dúvidas.

Picture of José Hiago

José Hiago

Engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1300 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.