A sustentabilidade já é quase tema obrigatório para empresas que desejam ter mais identificação com o cenário atual do mercado. Nesse sentido, iniciativas como o “IPTU Verde” refletem essa tendência, favorecendo e incentivando que propriedades apostem em práticas mais sustentáveis.
Então, entenda melhor o percentual de desconto que é possível obter, quais municípios já praticam esse incentivo e descubra a importância dessa iniciativa em propriedades residenciais ou comerciais.
Índice
- O que é o “IPTU Verde”?
- Quais municípios brasileiros que já adotaram o IPTU Verde?
- Qual o valor do desconto no IPTU Verde?
- Quais práticas sustentáveis garantem o IPTU Verde?
- Por que um imóvel com energia solar é considerado ecológico?
- Incentivo à sustentabilidade
O que é o “IPTU Verde”?
O “IPTU Verde” é uma política pública que oferece descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para proprietários que implementam ações ambientalmente sustentáveis em seus imóveis.
Esta iniciativa visa incentivar práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente, como o uso de energia solar e captação de água da chuva, entre outras.
Aproveite para saber quais são os principais incentivos governamentais para energia solar.
Quais municípios brasileiros que já adotaram o IPTU Verde?
Sabe-se que Taubaté (SP), Salvador (BA), Guarulhos (SP), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Rio de Janeiro (RJ), Barretos (SP) e Camboriú (SC) já adotaram. Em outros, o incentivo ainda está em discussão. Mas a medida vem inspirando outras regiões.
Qual o valor do desconto no IPTU Verde?
Esse valor percentual pode variar de acordo com cada município. Em geral, tratam-se de descontos gradativos e podem aumentar conforme a implementação de práticas ecológicas na construção.
Em alguns municípios, os percentuais podem chegar a 20%, ou ficar entre 4% e 12%. Além disso, os descontos podem ser obtidos a partir da comprovação de implantação de duas ou mais medidas.
Quais práticas sustentáveis garantem o IPTU Verde?
Entre as práticas que dão direito ao desconto no IPTU estão:
- instalação de sistemas de captação de água de chuva;
- utilização de energia solar;
- construção com materiais sustentáveis;
- arborização;
- acessibilidade;
- recursos hídricos;
- eficiência energética;
- reciclagem.
Lembre-se que as condições e o percentual descontado do imposto podem variar em cada município. Portanto, vale consultar como funciona no seu município, procurando a informação nas sedes locais da administração pública.
Por que um imóvel com energia solar é considerado ecológico?
Uma propriedade residencial equipada com um sistema de energia solar é frequentemente classificada como “casa ecológica” ou “casa sustentável”. Isso se deve ao fato de que a energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e não poluente.
Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, sistemas solares diminuem a dependência de fontes de energia não renováveis.
Para aprofundar o entendimento sobre o tema, saiba como ter uma casa ecológica com energia solar
Incentivo à sustentabilidade
O IPTU Verde funciona como um incentivo para que mais consumidores e contribuintes adotem energia solar e outras práticas sustentáveis em suas propriedades.
Ao oferecer uma redução no IPTU para quem instala sistemas de energia solar, o município não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também torna a energia solar mais acessível e atraente para o público. Isso representa um passo significativo na direção de um futuro mais verde e sustentável.
Quer saber mais sobre como a energia solar pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e ainda fazer você obter benefícios fiscais? Acesse o nosso site e faça uma simulação de projeto personalizado.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.