Quando se trata de falar sobre queda de produção no sistema de energia solar não se pode acreditar em tudo. Até porque os equipamentos evoluíram, a tecnologia também passa por aprimoramento frequente e, além de mais, nem todas as afirmações têm respaldo na opinião de especialistas atuantes no setor.
Portanto, o melhor é consultar informação e contestar os mitos ou as concepções equivocadas que envolvem o funcionamento de um sistema de energia solar, principalmente quando se trata da eficiência e longevidade dele.
Confira a seguir alguns dos mitos comuns que desvendamos.
Índice
1. Eficiência dos painéis solares diminui rapidamente ao longo do tempo
2. Painéis solares precisam ser substituídos em poucos anos
3. Em dia nublado os painéis solares não produzem energia
4. Poeira e sujeira prejudicam permanentemente a eficiência dos painéis solares
5. Energia solar não é viável em regiões com inverno rigoroso
6. A energia solar não é uma fonte confiável de eletricidade
1. Eficiência dos painéis solares diminui rapidamente ao longo do tempo
Mito. É uma dos mais difundidos, mas a verdade é que os painéis são robustos e resistentes, basta observar um painel de perto.
É claro que sofrem com degradação natural ao longo do tempo, porém os avanços tecnológicos têm permitido que essa perda seja cada vez menor.
Em média, os painéis modernos têm uma taxa de degradação de apenas 0,3% a 0,8% ao ano, o que significa que após várias décadas de funcionamento, eles ainda podem ter uma eficiência significativa.
Aproveite para saber quais os cuidados necessários para preservar painel solar por mais tempo.
2. Painéis solares precisam ser substituídos em poucos anos
Não precisam ser substituídos em menos de 20 anos, na grande maioria dos casos. Isso porque a vida útil dos painéis solares costuma ser de 25 a 30 anos, ou até mais. Tudo depende das condições de instalação e de manutenção regular.
Inclusive mesmo após esse período, os painéis não param de funcionar. Em vez disso, simplesmente podem apresentar uma eficiência ligeiramente reduzida.
Aproveite para saber como calcular a eficiência do painel solar.
3. Em dia nublado os painéis solares não produzem energia
Mito que se ouve com frequência. O que acontece é uma produção de energia menor quando existem pouca luz solar, porém os painéis continuam gerando eletricidade sob a luz difusa.
E mesmo em regiões com clima menos ensolarado, são viáveis da mesma forma e vale a pena a instalação, afinal o sistema fotovoltaico recebe radiação solar total ao longo do ano.
4. Poeira e sujeira prejudicam para sempre a eficiência dos painéis solares
Não prejudicam para sempre, apenas temporariamente, até que a manutenção e a limpeza dos painéis sejam feitas.
Aliás, você já ouviu falar da manutenção corretiva do sistema fotovoltaico?
Saiba que a sujeira em forma de poeira, pó, areia ou matéria orgânica, pode reduzir temporariamente a eficiência dos painéis solares, bloqueando a luz solar direta.
No entanto, a manutenção adequada restaura e preserva a produção de energia eficiente. Além disso, muitos sistemas fotovoltaicos são projetados com superfícies inclinadas que facilitam a autolimpeza pela ação da chuva.
5. Energia solar não é viável em regiões com inverno rigoroso
Mito. Na realidade, os painéis solares funcionam de forma mais eficiente em temperaturas mais baixas, e o inverno pode proporcionar dias ensolarados que são favoráveis à geração de energia solar. Muitas áreas frias também têm estações mais ensolaradas durante o ano, tornando a energia solar uma opção viável.
6. A energia solar não é uma fonte confiável de eletricidade
Primeiro: é confiável sim, em qualquer situação. Inclusive, até mesmo por existirem os sistemas off grid, que podem contar com armazenamento de energia para usar quando for preciso.
Depois, a tecnologia sobre as formas de armazenar energia solar têm evoluído bastante, então em diferentes situações já é possível acumular a energia excedente que se produziu durante o dia para uso durante a noite ou em dias nublados.
Outra possibilidade é de contar com sistemas de energia solar que se conectam à rede de distribuição elétrica com propósito de compartilhar energia com um grupo de consumidores, garantindo um fornecimento estável.
Desmistificar esses conceitos sobre a queda de produção de um sistema fotovoltaico facilita a escolha dessa fonte limpa e sustentável de eletricidade. A energia solar continuará a desempenhar um papel fundamental na transição para um futuro mais sustentável e ecológico.
Agora que você compreendeu melhor o que motiva a queda de produção no sistema de energia solar, não perca tempo: faça uma simulação de projeto para a sua propriedade com a MF Energy, empresa líder no setor regional.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.