Constantemente, encontram-se discussões relacionadas a quanto as pessoas pagam para ter acesso à energia elétrica, sendo esse um serviço fundamental. Seria impossível imaginar a sociedade sem o uso de energia elétrica e o fato de ela se encarecer com frequência deixa muitos consumidores preocupados.
Afinal, quem nunca teve seu orçamento impactado pela famosa bandeira vermelha? Isso porque as distribuidoras tem mais custos para suprir a demanda de energia para a população em períodos de escassez de chuvas e níveis baixos nas usinas hidrelétricas.
O que nem todas as pessoas sabem é que existe uma forma de abater a sua conta de eletricidade, garantindo o abastecimento e poupando o seu bolso: trata-se do sistema de compensação de energia elétrica.
Se você deseja reduzir o que tem gasto com eletricidade, saiba agora como isso pode ser feito usando esse sistema de compensação.
Índice
1. O que significa esse sistema de compensação?
2. Pode ser usado em qualquer imóvel?
3. Valores para o sistema de compensação elétrica são mais acessíveis atualmente
O que significa esse sistema de compensação?
Significa que o próprio consumidor vai providenciar uma forma de gerar eletricidade, desde que ela seja segura. Dessa maneira, ocorreu uma compensação no consumo, que resulta na diminuição da conta de energia elétrica.
Isso é possível porque o imóvel acaba consumindo energia que vem do seu sistema de geração e vale dizer que isso é regularizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da resolução normativa 482/2012.
Sendo assim, o sistema de compensação de energia elétrica é totalmente regular e pode ser chamado também de net metering.
Atualmente, muitas empresas e pessoas físicas optam por essa compensação e uma das maneiras mais comuns de fazê-la é instalar placas de energia solar no imóvel.
Saiba também quanto custa instalar um sistema fotovoltaico e gerar energia.
Pode ser usado em qualquer imóvel?
Utiliza-se o sistema de compensação de energia elétrica em qualquer tipo de imóvel. Inclusive, existem grandes shoppings, por exemplo, que reduzem a sua conta de eletricidade dessa forma.
Para isso, essas empresas optam pela instalação de placas fotovoltaicas. Fazendas da área rural e grandes empresas de outros segmentos também escolhem essa opção nos últimos anos, assim a energia solar tem crescido no país.
Aproveite para conhecer os setores da economia que mais dependem de energia elétrica.
Além disso, diversos tipos de residências podem adicionar as placas fotovoltaicas para a compensação de energia. No caso de prédios, uma boa opção para instalá-las é usar o telhado ou, dependendo do tamanho do lugar, uma área no solo.
É importante dizer que, caso o indivíduo não queira aplicar o abatimento da energia no imóvel onde as placas estão instaladas, ele pode fazer isso com outro imóvel que esteja em seu nome, ou seja, de mesma titularidade.
Valores para o sistema de compensação elétrica são mais acessíveis atualmente
Há alguns anos, as pessoas achavam que ter um sistema fotovoltaico em sua casa era algo inacessível. No entanto, isso mudou.
Agora, muitas pessoas já podem contar com um sistema de compensação de energia elétrica, com possibilidade de financiamento da instalação das placas em muitos anos.
Mesmo durante esse período, é possível verificar uma economia na conta de eletricidade, sendo essa economia ainda maior quando o financiamento do sistema de compensação acaba. Sendo assim, pode-se falar que essas placas representam um enorme investimento.
Acesse outras informações como essas em nosso blog, lá você encontrar outras respostas para entender um pouco mais sobre energia solar.
E não perca mais tempo desperdiçando dinheiro nas contas de luz! Faça uma simulação de projeto para a sua propriedade com a MF Energy, empresa líder no setor regional.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.