Na busca por um melhor aproveitamento e captação de energia solar, o painel solar bifacial sai na frente. Essa é uma inovação capaz de aumentar a captação de radiação solar. Além de oferecer mais eficiência aos painéis, também gera maior aproveitamento do sistema.
Depois, vale lembrar que o Brasil está cada vez mais perto de ter a energia solar como 2ª maior fonte de energia. Ou seja, o uso da irradiação solar para produzir eletricidade traz, mais do que economia, sustentabilidade também.
Sendo assim, vamos falar sobre essa categoria de painel e tudo o que esse mecanismo traz de bom para esse tipo de fonte de energia. Veja só.
Índice
1. O que é painel solar bifacial?
2. O painel solar bifacial funciona de maneira diferente do tradicional?
3. Onde utilizar o painel solar bifacial?
4. O painel solar bifacial realmente vale a pena?
5. Como saber se serve para o meu projeto?
O que é painel solar bifacial?
Trata-se de uma estrutura projetada para que os painéis fotovoltaicos recebam a incidência de irradiação solar de duas maneiras: direta e indireta. Enquanto um lado recebe radiação solar direta, o outro recebe a incidência solar por reflexão.
As células fotovoltaicas dupla face permitem um ganho de energia que pode variar entre 20% e 50%, a depender da incidência solar sobre as placas – ângulo de instalação e inclinação também podem fazer com que o ganho varie.
Aproveite para saber como calcular a eficiência do painel solar.
O painel solar bifacial funciona de maneira diferente do tradicional?
Pelo contrário, ele funciona de forma similar aos que possuem uma única área para captação de radiação solar. O seu diferencial está na possibilidade de aproveitar a luz solar refletida, e não apenas a luz com incidência direta.
O custo com manutenção continua baixo, exigindo apenas limpezas periódicas para evitar que o acúmulo de poeira e outras sujeiras afetem a captação de energia.
Sobre manutenção, descubra quais os cuidados necessários para preservar painel solar por mais tempo.
Onde utilizar o painel solar bifacial?
Assim como o painel solar convencional, utiliza-se a placa de duas faces em diferentes tipos de projetos. Pode ser incorporado à estrutura de uma casa na fazenda, no telhado ou em área separada, por exemplo.
Assim como é também bem-vindo em fazendas de energia solar, em que há a necessidade de maior captação e geração de energia solar.
Outro ponto é que utiliza-se também essa tecnologia em projetos que requerem uso reduzido de espaço, uma vez que o painel dupla face um pouco menor pode captar e gerar tanta energia quanto um único painel tradicional.
O painel solar bifacial realmente vale a pena?
Desde o seu surgimento, a tecnologia utilizada nesse tipo de placa vem sendo projetada para gerar maior tolerância ao sombreamento, além de reduzir a temperatura de trabalho dos módulos.
O objetivo é alcançar maior eficiência na geração de energia elétrica, além de:
- maior aproveitamento da incidência de raios solares;
- possibilidade de instalação no telhado ou solo, lajes e plataformas solares;
- maior economia e redução nos custos através de autonomia energética.
Como saber se serve para meu projeto?
O ideal é entrar em contato com um especialista em energia solar para fazer um orçamento e avaliar o tipo de painel que melhor irá se adequar às suas necessidades.
Acesse outras informações como essas em nosso blog, lá você encontrar outras respostas para entender um pouco mais sobre energia solar. E não perca mais tempo desperdiçando dinheiro nas contas de luz: faça uma simulação de projeto para a sua propriedade com a MF Energy, empresa líder no setor regional.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.