O interesse em energia solar para indústrias só tem aumentado, visto que essa opção de investimento é cada vez mais atrativa em um cenário nacional de tarifas de energia elétrica altas.
Isso porque, para que uma indústria consiga crescer mais, é preciso levar em consideração o planejamento dos custos e o equilíbrio dos gastos com eletricidade.
No entanto, uma das melhores maneiras de conseguir reduzir essa despesa é investindo em energia solar, um setor aquecido no Brasil atualmente.
E como a conta de luz pesa no orçamento de uma empresa, encontrar formas alternativas de geração de energia faz toda a diferença.
Veja algumas das principais vantagens do investimento em energia solar para indústrias e entenda melhor.
Índice
2. O custo da manutenção é baixo
3. Contribui para a sustentabilidade
4. É possível contar com incentivos fiscais
5. Vantagem competitiva no mercado
Aumento de lucro
Mesmo que o investimento inicial em um sistema de energia solar para a demanda energética da indústria seja significativo, o retorno desse investimento pode ser observado em aproximadamente três anos, a depender do setor de atuação.
Sendo assim, uma das principais vantagens de instalar um sistema gerador de energia solar é conseguir aumentar os lucros da empresa.
Afinal, essa alternativa garante mais economia nas contas de luz e isso torna possível direcionar recursos para outras ações com fins de investimento.
O custo da manutenção é baixo
Outra vantagem da utilização de energia solar em indústrias é que a manutenção desse sistema é baixa.
Os painéis solares possuem um tempo de vida útil de mais de 20 anos, sendo assim não é preciso grande preocupação com manutenções mensais.
É importante apenas fazer limpezas periódicas e fiscalização para garantir o bom funcionamento do sistema, e essas manutenção podem ser feitas a cada 2 anos.
Contribui para a sustentabilidade
Outro ponto positivo é que a energia solar para indústrias, seja de grande ou médio porte, contribui para a sustentabilidade da natureza, pois provém de fonte de energia natural e inesgotável.
Além disso, todo o material que utiliza-se na fabricação de placas solares, apesar de liberar gases poluentes na fabricação, tem baixo impacto no meio ambiente em razão da grande durabilidade desses equipamentos.
É possível contar com incentivos fiscais
Os incentivos fiscais existem por causa do objetivo de expandir essa forma de geração de energia, já que a matriz energética brasileira é composta por hidrelétricas e o melhor é mudar isso.
Atualmente, existe isenção integral para quem opera com equipamentos de energia solar e eólica no país. Outros incentivos podem ser obtidos também, basta verifica as leis municipais da região em que a indústria atua. É possível conseguir isenção de PIS/CONFINS ou até de IPTU em alguns casos.
O intuito é fazer com que haja uma redução do consumo de energia termoelétrica. Para além disso, existem cada vez mais linhas de financiamento direcionadas a esse investimento, disponíveis em diferentes instituições bancárias.
Vantagem competitiva no mercado
Quando a indústria decide optar pelo uso de energia solar para a realização de suas atividades, é possível se destacar no mercado, ganhando vantagem competitiva.
Uma das grandes preocupações dos consumidores é com o meio ambiente, e quando isso é uma preocupação também da empresa, gera repercussão positiva entre o público consumidor.
É comum que os consumidores escolham comprar de empresas que se preocupam com o meio ambiente, e isso pode trazer cada vez mais conscientização para os colaboradores e investidores da indústria.
Se você deseja investir em um sistema de energia solar para indústrias, o melhor é contar com uma empresa séria e experiente no assunto, como a MF Energy. Faça uma simulação de projeto de energia solar conosco.
José Hiago, engenheiro civil, há mais de cinco anos atuante no setor de Engenharia. Fundou a MF Energy Solar em 2019, atualmente com mais de 120 colaboradores diretos e 1000 clientes atendidos em projetos residenciais, comerciais e industriais.